Ranking das Universidades e Faculdades do Oeste do Paraná (IGC – IES)

Prezados, em uma terça-feira calorosa em Marechal Cândido Rondon, PR local este em que vim passar alguns dias com a minha família …

.. Vejo uma notícia, que o MEC – divulgou na última sexta-feira (18/12) o Ranking Nacional do Índice geral dos Cursos (IGC) e algumas escolas comemoravam essa titulação e ocupação das melhores posições.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador adotado no ensino superior brasileiro que pretende expressar, em um único número, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma instituição de ensino superior (IES). O IGC considera aspectos relacionados à infraestrutura, recursos didáticos e corpo docente, sendo divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (BITTENCOURT et al., 2009).

Baixei a Planilha, que está em formato de dados abertos e fiz um rápido estudo descritivo sobre as instituições do Oeste do Estado do Paraná.

IES_Oeste

Ranking das IES – Oeste do Paraná – Fonte: Dados IGC (2014)

 

Fiz um cálculo de Média no Excel entre essas instituições e o resultado foi: 2,656.

A média de todas as IES do Estado do Paraná é: 2,500

A IES selecionada em amarelo, trata-se de FALURB, instituição esta em que me graduei em Administração no ano de 2012. Tenho muito orgulho de fazer parte dela, pelo aprendizado recebido entre outros fatores que a estimo.

Algumas análises descritivas podem ser observadas. A Única IES que possui nota 5 no Paraná é a UNILA, que ficou com a maior posição na sua regional. As Instituições grifadas em vermelho, são IES conhecidas em que tenho colegas de trabalho, pesquisa entre outros.

Deixo aberto este espaço aos comentários, ou caso esteja faltando alguma IES nesta lista, repassem para que possa complementar esse estudo e identificar a qualidade das instituições de ensino superior nesta região, conforme indicador selecionado.

Referências Bibliográficas

BITTENCOURT, Hélio. R.; CASARTELLI, Alam. O. ; RODRIGUES, Alziro. C. M. Sobre o Índice Geral de Cursos (IGC). Avaliação. Vol. 14, N° 3 (2009), pp. 667-682.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Theluhps

Luiz Henrique

Universidade Federal do Paraná

Docente no Ensino Superior

SCI&ORG - Ciência e Organizações

Descomplicando a Ciência da Administração

%d blogueiros gostam disto: